Visite nossa homepage: http://www.unichilla.com/

Fale conosco: E-Mail: unichilla@unichilla.com


ONLY IN PORTUGUESE

sábado, 26 de março de 2011

CURIOSIDADE SOBRE LONGEVIDADE

Não costumo ficar dando atenção para detalhes como longevidade nas chinchilas, mas periodicamente, de acordo com meu "PCP-Planejamento e Controle da Produção",  faço várias pesquisas em meu software de banco de dados do plantel e descobri algo interessante.
No dia 04 de Abril de 2008 morreu a fêmea de registro PAN 156, que estava em reprodução, ela nasceu no dia 19 de março de 1990.  Incrível pois ela morreu com exatamente com 18 anos e 16 dias de vida.
Possuímos poucos registros e informações sobre longevidade nas chinchilas, essa informação acima tem procedência pois quando adquiri meus primeiros animais em 1994 ela já estava em cria, os dados da sua ficha de controle pareciam estar corretos e mantenho controle rigoroso sobre essas informações em meu banco de dados.
Outras curiosidade, ela era brigona, já tinha sido colocada com 5 machos reprodutores e também era muito grande, um excelente animal no item tamanho.  Ela também não teve mais partos nos últimos 6 anos de vida, como era o animal mais "idoso" da minha criação mantinha ela com todos cuidados.
Isso também me deixa orgulhoso, pois é uma prova de que mantemos um excelente manejo na criação e que fazemos valer a máxima de que o bem-estar animal é de vital importância na qualidade do produto final e na produtividade.  
Portanto, trate bem seus animais, eles com certeza darão o retorno esperado e não tem nada que possa deixar um criador mais orgulhoso do que ver seus animais bonitos, fortes, com instalações bem ventiladas, limpas e tudo organizado.

Abraço a todos, bons negócios e ninhadas numerosas.....