Visite nossa homepage: http://www.unichilla.com/

Fale conosco: E-Mail: unichilla@unichilla.com


ONLY IN PORTUGUESE

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cuidado com a busca excessiva pela cor.....

A tempos venho percebendo uma busca frenética pela cor escura nas chinchilas.  É certo e todos nós sabemos que o mercado internacional quer peles com véu escuro, e nas avaliações de peles no item cor temos diversos graduações chegando até o xxx-dark (extra extra extra escuro).  Mas quero nesse artigo, alertar para a busca excessiva e sem critérios pela cor escura. 
É inacreditável, mas já ouvi de alguns criadores que a cor deve ser buscada acima de tudo, até do tamanho.....pasmem, e o pior é saber que tem um certo "comprador de pele" e seus "Representantes" que diz aos criadores para não se preocupar com tamanho, que ele prefere tamanho pequeno e que peles grandes não são valorizadas.  Após essa tamanha besteira, dita por uma pessoa que deveria ser um orientador técnico, eu vi criadores deixando de dar a devida importância ao tamanho e seguindo na busca desenfreada pela cor escura.  É triste ver um criador seguindo essa orientação e mais tarde ver esse mesmo criador frustrado por ter perdido  o tamanho dos seus animais e em consequência a valorização devida da sua produção, tomem cuidado com falsos "peritos".

Obviamente, não estou sendo contra a cor, muito pelo contrário, a cor escura junto com o tamanho são as principais características de uma pele valorizada, por favor, priorizem a cor sim.

Meu alerta chama a atenção para que o criador não esqueça das outras características das peles, em especial a uma delas, quase nunca percebida pelo criador e que ao longo dos anos venho notando uma linhagem genética se espalhando rapidamente pelas criações que é "PORÇÃO DA BARRIGA MUITO ESTREITA".
Seja sincero, você observa a extensão da porção branca da barriga dos seus machos reprodutores quando escolhe para montar uma família?
Pois é, estão surgindo alguns animais com essa porção muito estreita e quase todos animais com essa característica indesejável são animais muito escuros, o criador acaba ficando fascinado pela cor e colocando ele cria.

A porção branca da barriga é uma característica única na chinchila, que dá o tom de degrade na pele, deixando ela muito valorizada e diferenciada das demais peles.  
Após anos comprando peles de vários criadores do Estado e do Brasil, tenho observado que aos poucos essa porção branca vem diminuindo gradativamente em algumas linhagens genéticas. 
Precisamos ficar atentos a essa tendência, se observarmos isso nos animais da criação.  Principalmente nos machos escolhidos para reprodutores, lembrem, um macho passa suas características para os filhotes de 5 ou 6 fêmeas, por isso o macho deve ser o mais perfeito possível.

Abaixo segue uma foto como exemplo.  Esse animal eu observei em uma criação e trouxe ele vivo para a Unichilla, já pensando em utilizar ele como exemplo para essa matéria.  Observem como a porção branca da barriga dele esta diminuta, estreita.


A porção branca da barriga, deve ser a maior possível, no caso acima ela está muito estreita e eu já vi peles com porções menores ainda. 
O alerta é importante, é um detalhe que passa despercebido e que normalmente vamos conseguir se dar conta disso na pele, no produto final.....mas quando isso acontecer essa característica pode ter se infiltrado em uma boa parte da criação e levar muito tempo para ser corrigida.

Abraço a todos, bons negócios e ninhadas numerosas........