Tive muita dificuldade de obter essa informação, mesmo após varias pesquisas na internet e consultar 3 diferentes técnicos da área, de 3 diferentes empresas que fabricam geradores.
A informação existe nos manuais, mas são confusas pois cada um diz uma coisa, por exemplo, quando o aparelho de ar condicionado da a partida ele requer o dobro da energia consumida normalmente, chamamos de potencia de partida. Em algumas fontes de informação, li que essa potencia de partida seria de 3 vezes ou ate 4 vezes mais a potencia do aparelho.
A única maneira foi experimentar pessoalmente, já que nenhum técnico confirmou se o que eu estava planejando iria dar certo.
Eu preciso que um gerador de energia abasteça no mínimo 2 aparelhos de ar-condicionado de 21.000BTU que tem cada um a potencia de 3.200 watts. Essa é a capacidade minima requerida para uma situação de emergência com falta de energia elétrica.
Com relação ao gerador, após várias pesquisas eu resolvi comprar um gerador da marca "Briggs & Stratton", modelo 030471, com potência de 8.000 watts, MAS, com potência de partida de 10.000 watts.
Fiz um cálculo rápido e simples, supondo que os aparelhos ao dar a partida exigissem o dobro da sua capacidade, então:
Ligando o primeiro aparelho, o consumo seria de 6.400 watts na partida, logo em seguida estabilizando em 3.200 watts.
Ao ligar o segundo aparelho, teríamos um consumo "em tese" de:
3.200 watts (primeiro aparelho) + 6.400 watts (potencia de partida do segundo aparelho) = 9.600 watts.
logo apos ligar o segundo aparelho, a demanda ia estabilizar em 6.400 watts.
Realizei o teste e o gerador aguentou a demanda sem nada reclamar ou demonstrar sobrecarga,
O que fez a diferença, na minha modesta opinião, foi a potencia de partida do meu gerador que era mais alta do que a potencia normal.
Sem querer fazer propaganda do gerador, mas realmente eu achei um produto muito bom, compacto e eficiente, indico esse modelo de gerador aos criadores, obviamente sem desmerecer outras marcas que também tem suas qualidades, apenas quero enfatizar que esse modelo aguentou a demanda de energia para uma possível emergência.
Abaixo, coloquei uma foto do modelo do meu gerador, que deu conta de abastecer 2 aparelhos de ar-condicionado de 21.000 BTU.
Observação: os aparelhos são do tipo "janela" e não do tipo "split".
Vídeo no youtube mostrando esse gerador:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=3lyOtENI1EI
Infelizmente a cada ano que passa, as tempestades estão mais fortes, as companhias de fornecimento de energia elétrica estão "lentas" na resposta as chamadas de emergência, o que também não quer dizer somente falta de eficiência das operadoras, mesmo porque com mais temporais, fica cada vez mais difícil atender a todas as ocorrências.
Espero ter ajudado com mais informações para quem esta decidindo ou interessado na compra de um gerador e no que ele consegue fazer. Lembro também que, de nada adianta ter um gerador sem a devida manutenção, pois, quando você mais precisa, ele pode te deixar na mão.
Bons negócios e ninhadas numerosas.....