Nosso objetivo é sempre buscar a máxima qualidade nas peles, e um dos fatores que levam a isso é a correta limpeza das peles ou melhor do couro, após o abate e também a sua conservação até o envio para a venda.
Cientificamente ja foi provado que sob certas condições, 4 horas após o abate, já começa o processo bacteriano de deterioração do couro, baseado nisso nós criadores de chinchila precisamos ficar muito atentos sob todos os aspectos que se relacionam a isso, então resolvi colocar alguns pontos muito importantes e solicito que todos criadores prestem muita atenção nisso, pois geralmente ouvimos tantos conselhos e que nem sempre são os mais corretos.
Vamos lá então:
- Após o abate, NUNCA deixe mais do que 2 dias no verão e 3 no inverno as peles estaqueadas. Dependendo do clima e umidade do ar, coloque-as no freezer bem antes disso;
- Aqui na Unichilla usamos a técnica de estaqueamento natural, com o lado do couro (carnal) voltado para a tábua de estaqueamento. Essa técnica ao meu ver tem a vantagem do jornal absorver a gordura restante do couro, mas em compensação se você deixar mas que um dia nessa posição o surgimento de mofo é inevitável, pois isso prejudica a ventilação do couro, aliado as impurezas do jornal que geralmente usamos nas tábuas de estaqueamento, acaba aumentando os riscos de mofo no carnal;
- Após o abate, existem 2 principais métodos de conservação do couro até o curtimento: salgado e congelado. Para peles de peleteria, o mais indicado é o congelado (freezer);
- Limpe bem a gordura no momento do coureamento, retire o máximo possível da gordura do couro, sem danificar a base do pêlo provocando "clapas". Eu aconselho a fazer isso utilizando uma faca sem fio. Alguns usam uma colher, mas mesmo com uma colher você ainda corre mais riscos de provocar clapas;
- Uns curtidores aconselham a usar pó-de-mármore, outros serragem, durante ou após o estaqueamento. Eu já vi criadores utilizando um tipo de serragem de pinus muito amarelada que provoca manchas no couro. O meu conselho é, NÃO USE NADA, apenas retire o máximo de gordura possível e enxugue o couro com papel, absorvendo a gordura restante.
- A pele, no lado do couro tem que ficar com aspecto de seco, é simples verificar isso. Se ainda apresentar oleosidade, coloque mais papel no lado do couro para absorver essa oleosidade.
- NÃO ADIANTA guardar peles no congelador da sua geladeira. USE SEMPRE UM FREEZER;
- Se possível, providenciar a venda o mais rápido possível, quanto antes essa pele for curtida melhor será a sua qualidade, elasticidade, etc... Se você por algum motivo tiver peles com mais de 4 meses no freezer, converse comigo para uma melhor orientação. Eu estou aconselhando a evitar guardar as peles por muito tempo no freezer, porque sem os devidos cuidados a gordura vai "queimar" estragando irreversivelmente a qualidade da pele.
Abaixo segue fotos de uma pele com essa "gordura queimada" do freezer, isso é causado pela falta de limpeza da gordura do couro e muito tempo no freezer nessas condições:
Se você tem dúvidas sobre o estaqueamento, conservação das peles, entre em contato, terei o maior prazer em dar mais dicas, erros como esses apontados não podem mais ocorrer, são erros primários que prejudicam a qualidade do nosso produto final.
E nunca esqueçam de que o valor de uma pele de chinchila vem 50% do animal e sua carga genética e 50% do manejo do criador.
Abraço a todos, bons negócios e ninhadas numerosas......